quarta-feira, 7 de outubro de 2009

1º Encontro de portadores de Sibdrome do Pânico

Foi realizado dia 19 de Setembro o primeiro encontro de portadores da Sindrome do Pânico.
O encontro acabou reunindo portadores de outros Transtornos de Ansiedade que julgaram a oportunidade extremamente rica em experiências.
O evento foi um sucesso, superando as expectativas dos participantes e da organizadora (mediadora).
Cada um relatou sua experiência de forma espontânea, uma vez que ninguem era obrigado a falar.
Oque mais nos chamou a atenção foi ver o alivio das pessoas ao ouvirem relatos de sintomas parecidos ou iguais aos seus. A participante A relatou em sessão de psicoterapia, que participar do encontro a fez ver e sentir que não estava sozinha!
A questão dos medicamentos foi outro ponto forte da troca de experiências. Alguns, resistentes ao medicamento, pareceram sentir-se mais confiantes em seu tratamento.
O encontro que tinha previsão de duas horas, durou aproximadamente quatro horas!
Naturalmente foi surgindo por parte dos participantes a ideia de encontros periodicos, alguns sugeriram de três em três mêses, outros chegaram a sugerir uma vez ao mês, com temas variados deixando uma porta aberta para quem sabe, a criação de um grupo inovador no que diz respeito a terapia em grupo. Neste encontro todos os participantes fazem psicoterapia individual, mas por que não abrir o grupo para pessoas que são resistentes ao tratamento, seja ele psicoterapêutico ou medicamentoso> nos parece que seria uma forma de desmistificar tais processos e criar adesão ao tratamento, levando alivio de sofrimento a um numero cada vez maior de pessoas.

6 comentários:

  1. Iara!!
    Também quero registrar aqui meus parabéns pelo Blog e pelas suas atitudes que são sempre muito inovadoras!
    Tenho certeza que isso que realizou para a psicologia é incrivelmente inovador e auxiliará a ciência a caminhar por caminhos cada vez mais ascendentes!
    Um Grande beijo!
    Juliana (irmã da Aline sua paciente).

    ResponderExcluir
  2. Espaços de reflexão são necessários para nossas necessidades. Este espaço começa com qualidade e carinho...PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. Juliana, muito obrigado pelo incentivo ! Como dizem: " quando se faz o que gosta, corre-se o risco de nunca mais precisar trabalhar"! A Psicologia foi e sempre sera o ar que eu respiro!

    ResponderExcluir
  4. Pat, tenho certeza que logo faremos muitas reflexões neste espaço!
    Obrigado, Amo vocês!

    ResponderExcluir